17 de setembro de 2013

Chinaskiando em Portugal - O início




Olá menines!

Tivemos um intervalo bom por aqui, não é? 
E a casa está com novos ares! A mudança, assim como tudo na vida, é o prenuncio de novidades e boas leituras. Mas deixemos as surpresas para o seu devido tempo.

Bem, vou resgatar nossa conversa contando para vocês sobre minha recente viagem (a primeira de férias em muitos anos) e que lhes poderá ser um passatempo ou uma fonte de pesquisa. Isso é com vocês!

Para quem não sabe, minha família materna é portuguesa.
Assim, Portugal é sempre o país referência para uma viagem de férias pois, além de reencontrar a família, sempre há algo por descobrir nessa terra e é bonito ver a conexão afetiva que a maior parte deles têm com o Brasil. 

Bom, ir à Portugal não é uma tarefa simples nem barata. É necessário um orçamento e roteiro bem planejados, muita paciência, muita diplomacia e boa vontade.

Como a minha cidade não têm um aeroporto internacional, preciso obrigatoriamente comprar dois trechos: um nacional e o internacional. Como moro em Teresina, sair por Fortaleza é a melhor opção.

O primeiro desafio é organizar as malas: um mês de férias, com eventos variados, exige algum planejamento, especialmente porque o clima varia muito; têm-se temperaturas muito altas na maior parte do dia, mas sempre faz um friozinho a noite. Então, mesmo no verão, um casaquinho é necessário.
Os trechos nacionais dão direito à duas malas grandes com 23 kg e uma mala pequena de até 5 kg. (é bom checar as dimensões das malas de mão nos próprios sites das companhias! Houve mudanças e muita gente precisou despachar a mala de mão de última hora por estar desinformado)

O problema é que a própria mala já tem um peso considerável, então, a ginástica para encaixar itens necessários, prováveis e simplesmente lindinhos é grande. Ainda assim tive que despachar tudo - as malas de mão estavam com quase o dobro do peso máximo :(

Solicitei despacho das malas só até Fortaleza. Lá, eu faria a troca de alguns itens mais pesadinhos para as malas maiores, que estavam abaixo do limite.

Entre o horário de chegada para o check in e o embarque para Fortaleza (12:40h), aguardamos umas duas horas e meia. Como era hora do almoço, deu aquela fome e resolvemos fazer um lanchinho.

Preço do (almoço) lanchinho:R$ 11,00 por um pastel de forno.
Acredite se quiser!

Uma vez em Fortaleza, reuni minhas malas, transferi itens pesados para as malas grandes e consegui levar a minha mala de mão em cima.

Como já tive problemas com malas quebradas então sempre as despacho protegidas pelo serviço da Protec Bag (R$ 35,00/ mala). Não é barato mas compensa: as malas chegam protegidas de rasgões, (muita) sujeira e zíperes quebrados pelos ninjas. 

Na fila do check in é importante manter os olhos nos seus pertences. Evito alimentar conversa com pessoas estranhas ou levar encomendas delas. Às vezes, isso é uma roubada!

No check in, um evento aconteceu e vou narrar para que você fique esperto na próxima vez que for despachar malas:
Logo que a gente faz a pesagem da mala, a funcionária preenche uma etiqueta e a coloca, em geral, junto ao seu bilhete, para que você possa retirar a mala no seu destino.

Como eu fora obrigada a despachar minha mala de mão mas queria viajar com ela no trecho maior, solicitei que a bagagem não fosse direto para Lisboa e sim para Fortaleza. Assim, quando cheguei, retirei a bagagem da esteira, sem problemas.

Porém, a funcionária da Tap, por um engano, me informou que eu não poderia despachar minhas malas por que havia um limite de despache (2 malas grandes e 1 pequena/passageiro) elas já tinham sido despachadas para Lisboa.

Graças a Deus, tinha guardado as etiquetas de despacho do trecho Teresina-Fortaleza na bolsa, e ao apresentá-las, a senhora percebeu o erro. Se não tivesse essa comprovação, teria que viajar sem mala nenhuma!!! 
Então, aprendi essa lição: confira no check in se as etiquetas da sua bagagem foram corretamente preenchidas (destino, peso, nome do passageiro). Isso evita, dentre outras dores de cabeça, que sua bagagem seja extraviada!
 
Depois de feito do check in, mais espera até podermos entrar para a sala de embarque.
Aqui, a gente passa por uma revisão de bagagem e de documentos.

Vale lembrar que cada passageiro pode levar na mala de mão seus frasquinhos de líquido com ATÉ 100 ml, devidamente embalados em sacos transparentes, tipo zip zap. TODOS os itens devem caber em UM único saco (que pode ser do tamanho da sua malinha, não importa). Mas a regra é um saco com itens líquidos de até 100ml por passageiro.
Finalmente embarcamos às 19:45h rumo à Lisboa.
Observações sobre a viagem:

- Os comissários de bordo despejam uma boa quantidade de inseticida dentro do avião para nos livrar dos mosquitos e evitar levá-los de um continente para outro (bem que o aeroporto tá precisando de dedetização também...).
- Há um canal na tv que nunca vejo: aquele que mostra o mapinha e o nosso avião voando livre, leve e solto por cima do oceano...por 6 horas. É meio aflitivo.
- Consegui assistir A Vida de Pi durante o vôo! Já tinha desistido de vê-lo no cinema...
- Fui descobrindo o fado new generation e me encantei! Ouça essa! 



 
 
















Nenhum comentário: