O Ecomoda é um evento que une propostas ecológicas a produtos de moda, como roupas e acessórios, através da criação, desenvolvimento e produção de peças feitas com materiais não agressivos ao meio ambiente, reciclados, reaproveitados ou sob o conceito up cycling (meios de uso alternativos a objetos ou materiais, sem que suas propriedades sejam alteradas, como ocorre na reciclagem).
A idéia é mostrar ao público e ao meio empresarial de moda que criatividade e inovação tecnológica podem ajudar a aproveitar melhor os materiais, evitando seu descarte por um tempo maior e favorecendo o meio ambiente.
O evento deste ano apresentou uma programação super variada, mostrando que levou a sério o objetivo de estimular o setor da moda do Piauí através de produções e exposições que aliam sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e os conceitos de moda.
O primeiro dia de evento foi um show de modelagens arrojadas, jogo de texturas, materiais, cores e muita criatividade. Haviam stands com trabalhos de estilistas renomados, alunos de cursos de moda de Teresina e de lojas locais e projetos apoiados pela prefeitura, com trabalhos incríveis, tanto comerciais quanto conceituais.
Logo na entrada do evento, me deparei com as peças lindas do Otávio Meneses, estilista ultra criativo e intenso em tudo o que faz; ele me explicou que a inspiração para essas peças foi a própria natureza em transformação; o verde apenas pincelado em uma ou outra peça simboliza a degradação da natureza e o mix de peças para calor e frio foi alusão à mudança brusca de temperaturas e estações que o mundo vem sofrendo.
As peças ficaram lindas, não? Mas o Ecomoda continuou com mais surpresas...
O tão esperado concurso “Novos da Moda”, foi promovido pela TV Clube em parceria com o Dragão Fashion Brasil.
Centenas de pessoas disputavam espaço para conferir as produções dos alunos das entidades escolhidas, que foram selecionadas em uma primeira fase, nesta ordem:
1. IFPI, com o tema: As Guardiãs
2. NOVAFAPI, com o tema: Luz do Mundo
3. UFPI, com o tema: Ninfas de Carnaúba
4. NOVAFAPI, com o tema: Coleção Carnaúba
5. NOVAFAPI, com o tema: Cores da Sustentabilidade
6. NOVAFAPI, com o tema: Fuxico
O público foi vibrante durante as apresentações e no final da noite, foi anunciado o grupo vencedor:
A equipe da NOVAFAPI e seu tema "Cores da Sustentabilidade" foi a grande campeã do concurso "Novos da Moda" e agora vai se preparar para representar o estado no Dragão Fashion Brasil! As meninas levam um prêmio de R$4.000,00 e a responsabilidade de continuar fazendo bonito no concurso!
A HotChocolat parabeniza as alunas Nuane Lima, Lúria dos Santos e Maria Lidiane, e a Coordenadora e professora Cláudia Cyléia pela vitória!
Confira alguns momentos dos desfiles apresentados durante o Concurso:
Mas a noite não parou por aí! As coleções da Vis a Vis, Vesture e Carmen Steffens também cruzaram as passarelas e encantaram o público presente, que contou com expressivo número de profissionais, alunos e professores de moda.
A professora do Curso de Moda da UFPI, Gizela Falcão, que atua há mais de 20 anos no ramo afirmou que todos os eventos de moda acrescentam algo de bom para o estado e que foi interessante ver o crescimento do Ecomoda PI, seu amadurecimento e como os alunos estão apurando o olhar, lapidando a criatividade em suas produções. Afirmou ainda que gostou bastante dos desfiles.
A Feira de Moda organizada no espaço aberto do Jóquei Clube possibilitou a mostra de projetos e produtos locais e nacionais, em excelentes oportunidades de aquisição. Um dos stands que visitamos foi o da Janete Fortes Bolsas, representada pela artesã Eliete Fortes exibia, orgulhosa, bolsas e mochilas feitas com um elaborado patchwork. As estampas diferenciadas chamavam a atenção do público.
Segundo Eliete, uma das motivações para participar do evento foi a possibilidade de mostrar o trabalho do artesão piauiense que, segundo ela, ainda precisa ser mais bem divulgado. Vis a Vis, Carmen Steffens também cruzaram as passarelas e encantaram o público presente, que contou com expressivo número de profissionais, alunos e professores de moda.
A professora do Curso de Moda da UFPI, Gizela Falcão, que atua há mais de 20 anos no ramo afirmou que todos os eventos de moda acrescentam algo de bom para o estado e que foi interessante ver o crescimento do Ecomoda PI, seu amadurecimento e como os alunos estão apurando o olhar, lapidando a criatividade em suas produções. Afirmou ainda que gostou bastante dos desfiles.
A Feira de Moda organizada no espaço aberto do Jóquei Clube possibilitou a mostra de projetos e produtos locais e nacionais, em excelentes oportunidades de aquisição.
Um dos stands que visitamos foi o da Janete Fortes Bolsas, representada pela artesã Eliete Fortes exibia, orgulhosa, bolsas e mochilas feitas com um elaborado patchwork. As estampas diferenciadas chamavam a atenção do público.
Segundo Eliete, uma das motivações para participar do evento foi a possibilidade de mostrar o trabalho do artesão piauiense que, segundo ela, ainda precisa ser mais bem divulgado.
Além de bolsas e mochilas, ela e a irmã, Janete, trabalham com brindes para diversas ocasiões.
Confira o contato delas no Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002738447800
Natália Rodrigues, aluna de design de moda da NOVAFAPI do 4º período e integrante do grupo que trabalhou o tema "Luz do Mundo" nos contou sobre a sua experiência ao participar do Concurso "Novos da Moda": " Foi muito trabalhoso, mas igualmente gratificante. Ver o público apreciar as suas criações e reagir positivamente, elogiar...isso recompensa todo o esforço! Foram noites e dias de muito trabalho, mas a experiência foi maravilhosa!"
É sem dúvida uma experiência única! É realmente trabalhoso elaborar uma coleção para um concurso de novos talentos, até porque o investimento pessoal, financeiro e acadêmico é alto. Infelizmente a maior parte dos alunos que participam dos concursos de novos talentos, em geral, não têm apoio financeiro de empresários ou outras instituições e muitas vezes, sofrem com a atitude singular de alguns professores, como intolerância e até reprovação dos alunos por faltas (às vezes são necessárias durante o processo), aplicação de provas ou trabalhos no mesmo período do concurso, exigência de mil documentos que comprovem a participação dos alunos nos concursos, dentre outras coisitas mui feas.
Mas recomendo a todos e todas que desejem poder criar uma coleção e se envolver com ela em cada detalhe, trabalhar e suar pra ver suas peças nascendo e depois, curti-las sob aplausos numa passarela. É show!
Outras exposições que mereceram registro foram os trabalhos dos alunos do 1º e 2º períodos da NOVAFAPI, que trouxeram produtos com pesquisas super interessantes, trabalhadas em materiais diversos...
...e dos alunos do 1º período da UFPI, com produções feitas a partir de materiais reaproveitados, como papéis de doces e plástico. Não ficou lindo?
A coordenadora do Curso de Design de Moda e professora da Novafapi Márcia Miranda também deu depoimento positivo sobre o evento: "Vi muita criatividade, os alunos superaram todas as expectativas. A mensagem sobre sustentabilidade foi realmente trabalhada nos looks! Estão de parabéns!"
Aguardem a parte II sobre o Ecomoda 2011!
Bjos
Dani Chinaski
Nenhum comentário:
Postar um comentário