29 de julho de 2010

Achado do dia: Marilí Carvalho

Olá menines! Que pausa, heim?
Mas a demora valeu a pena, porque essa matéria está maravilhosa.
Afinal, minha alegria é sempre mais completa quando encontro artistas bons de arte & de prosa.

Hoje, apresento o trabalho da Marilí Carvalho, lá de Bauru, São Paulo, e o resultado desse papo vocês conferem abaixo. Deixo o último brigadeiro para quem terminar de ler a história da Marilí e não se encantar com sua motivação e alegria, típicos de quem adora o que faz.
Olha que legal:

Marilí Carvalho: "Meu pai sempre teve comércio mas era no manejo do couro onde ele ia buscar a realização. Lembro do capricho que ele tinha em qualquer peça que se propunha fazer. Naturalmente um artista."


Com uma inspiração dessas dentro de casa, a Marilí acabou crescendo com curiosidade aguçada sobre linhas, tecidos, atanados, furadores...

"No colégio onde estudei fui conhecendo outras artes, o carinho do fazer, a forma e paciência de cortar um material diferente...e assim foram saindo minhas bolsas, pulseirinhas, blusas, tamancos e tudo mais que servisse para enfeitar!!"



A paixão por bolsas (que ela produz lindamente) começou ainda na infância, mas foi com a formação em Artes Plásticas que aprimorou e diversificou sua arte.

Marilí Carvalho: "Minha satisfação maior vem da imaginação que dá origem a uma peça, fazer o molde, ir construindo cada parte até que ela se feche em minha cabeça; e mesmo com tudo isso, ainda acabo alterando coisas durante o processo de feitio."


Que fofurinha!

Segundo a Marilí, dificilmente uma pessoa que lida com artesanato faz somente uma especialidade, porque este é um terreno bastante fértil e quanto mais se pratica, mais criativo se torna o processo.

Marilí Carvalho: "durante o trabalho em uma peça, outras idéias vão surgindo...vem a vontade de misturar coisinhas de madeira, tricôs, fitas, flores, bordados com os pedacinhos que sobram dos tecidos e das mantas e que podem se transformar em projetos. É necessário abrir a cabeça, outras pessoas podem aproveitar isso tudo para coisas fantásticas, como já acontece pelo mundo."

E não é que é, menine?! Quanto mais se trabalha com arte, mais criativo fica o processo, mais elaborada se torna a peça, mais feliz se torna o artesão.

Marilí Carvalho: "A maior dificuldade vem de nós mesmas, dos vários medos que acabam impedindo em dar um bom resultado, pois isso envolve carinho e qualidade nos pensamentos.



A qualidade dos pensamentos é, sem dúvida, uma grande estratégia para nos manter motivadas a continuar a fazer o que mais gostamos. As dificuldades que vão acontecendo pelo caminho só são derrubadas com persistência, crédito nos próprios sonhos e amor ao que se faz!

"Todo começo é difícil, mas acho que sempre fui uma sonhadora sem medo de tentar. Sempre fiz todos os moldes tentando usar a lógica e até hoje faço ajustes neles, pois em cada tipo de tecido a reação da linha ou do corte são sempre diferentes.
Mas isso é muito bom, vou aprendendo a cada dia, aprendendo muito com cada erro! Minha motivação é a alegria, sempre ela!"

E essa alegria se reflete em tudo o que a Marilí desenvolve: a diferença da costura da manta em cada peça, os detalhes, cada flor bordada, aquele bolsinho escondido - cada peça reflete seu esmero e carinho.

Marilí Carvalho: "Sou muito detalhista e os milímetros são importantes, independente do valor da peça. Também não me contento com poucos modelos, estou sempre testando novas idéias! E os tecidos são os que mais encantam! Quando acabo uma peça me encho de alegria! Fico atenta às idéias de pessoas de todas as idades, assim vou aprendendo e tentando me aprimorar."



"Sou muito apaixonada pelo que faço e me pego muitas vezes imaginando os melhores detalhes para aquela freguesa que necessita de conforto."


Gente, tanta coisa linda!

E é assim que a Marilí vem desenvolvendo um estilo muito particular de produção; suas peças são muito atuais, práticas e carregam aquele ar de fofura, irrestível a qualquer mulher de Bem.

Marilí Carvalho: "Eu acredito que todos nascemos artesãos, seja das letras, dos pensamentos, dos materiais...Somos todos transformadores."

Vou me inspirar totalmente nas suas palavras, Marilí! Nem preciso dizer que adorei nosso papo e espero que seu trabalho inspire outras pessoas também!

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da Marilí Carvalho vai encontrá-la aqui:

Flickr: http://www.flickr.com/photos/marilicarvalho/
Email: marilicas@gmail.com

Espero que vocês tenham gostado, menines!!! Agradecimento especial à Marilí pelo carinho com que nos recebeu e a generosidade com que dividiu sua alegria e talento com a gente.
Bjos,
Dani. Chinaski

9 comentários:

Marilí Carvalho disse...

Dani, muito grata, ficou linda linda!! Estou aqui emocionada!! Beijo enorme prá você!

Danielle Chinaski disse...

Ficou linda, sim e a culpa é sua, ahah! Parabéns, querida! Beijão pra você!

Anônimo disse...

Que fofo!
Piro em bolsas.

Morgs!
\(^.^)/
Saudades de você!

guida disse...

A Marili é essa artesã dos trapos e das palavras!!!!Adorei conhece-la, noutras paragens, mas aqui nesta entrevista ela está muito bem... e os trabalhos escolhidos enfeitam as suas palavras!!!!!
Parabens ás duas, pelo belo trabalho apresentado. Agora vou dar uma espiadinha do blog!!!
Beijos
Guida

Elaine Bueno disse...

Parabéns Danielle por essa iniciativa...
Fiquei muito feliz ao ler esta matéria em seu blog.
Conheço a Marilí pessoalmente e posso afirmar tudo o que escreveu sobre ela e acrescentar ainda mais:
Amiga linda, mãezona, conselheira, etc, etc e tal....
Se eu fosse descrever tudo não caberia em seu blog.
Parabéns a você e principalmente à Marili, ela realmente merece isso e muito mais.
Bjs

Danielle Chinaski disse...

Obrigada, Guida! A Marilí arrasou! Fico feliz que você tenha gostado e espero que você se deleite com as outras matérias e umas coisinhas que gosto de escrever por aqui.

Tudo muito íntimo e pessoal.
Sob xícaras do chocolate mais fervido da net!

Danielle Chinaski disse...

Morgs, saudades suas também, Boss!
Tudo fica mais legal quando você está por perto...
besos!

Blog da Mary disse...

Olá Dani, foi muito bom conhecer o trajeto da amiga Marilí, seus trabalhos são maravilhosos. Amei essas bolsas, muito lindas.
Ótima entrevista. Parabéns.
Bjs

Danielle Chinaski disse...

Olá Elaine e Mary
Também fiquei super feliz por ter conhecido o talento e a amiga Marilí.
Que legal que vocês gostaram da matéria!
Bjos