Uai! Por pouco o mês acaba sem um achado! É que depois do carnaval, todo mundo desperta para o trabalho com espírito renovado e relógio voa!!!
Mas a espera valeu a pena, menines: hoje vou apresentar a Priscila Mendes, uma enfermeira e artesã de mão cheia, criativa e desafiadora!
O artesanato surgiu em sua vida antes mesmo da pré escola! Na infância, a Priscila passava horas mexendo em linhas e agulhas da avó. Esse deleite e curiosidade só evoluiram e com o passar do tempo, ela foi desenvolvendo trabalhos em crochê, tricô, costura, bordado, dentre outras coisas.
O que achei curioso na história da Priscila, é que ela nunca frequentou cursos ou contou com ajuda de professoras para desenvolver seus trabalhos!
Priscila: " A partir do nascimento de minha primeira filha descobri o patchwork em uma revista que ganhei de minha mãe! Tudo que sei e desenvolvo é fruto da minha curiosidade!" E talento, né? Olha só!
A Priscila desenvolve suas peças a partir de alguma idéia, geralmente fazendo uma releitura de algo que viu e gostou. Ela também tem pesquisado e investido no material que usa em seus trabalhos, além de importar e revender tecidos.
Priscila: "Gosto muito de trabalhar com tecidos, de preferência 100% algodão, e há um ano venho importando tecidos com estampas diferentes e revendo. São tecidos de qualidade e muito lindinhos!!!!"
A inspiração e o gosto em fazer algo diferente, sem se preocupar muito com o resultado final são itens fundamentais em seu processo criativo.
Priscila: "As vezes, você imagina fazer algo e no final a idéia sai totalmente diferente. E você pensa: - Nossa não imaginei assim!! Mas ficou um charme!!!"
E não é que fica? A Priscila me contou que também adora patchwork, porque cada peça traz uma possibilidade única e necessita de duas coisas que ela tem de sobra: a curiosidade e a atração pelas cores, muitas cores!!!
A mesma lógica vale para a reciclagem! Sim, a Priscila faz e promove a produção de produtos reciclados, muito lindos e úteis!
(Antes)
(Depois)
Priscila: "Atualmente tenho feito muita reciclagem e adoro. Sempre que vejo alguma embalagem vazia, já imagino algo feito com ela!!"
Além de contribuir criativamente para a re-utilização de materiais (nosso Planeta agradece!), a Priscila promove desafios entre seus contatos, também artesãs, e diz que o retorno é muito interessante e surgem coisas muito diferentes, feitas a partir de uma caixa de panettone, por exemplo!!!
O "Desafio da Priscila" já está na terceira temporada e consiste basicamente em trabalhar algo que aparentemente não tem mais utilidade, fazendo algo útil e bonito com o objeto.
Priscila: "No primeiro desafio, propus que fizessem algo com 72 quadrados de 5x5cm de tecidos, sobras que vamos guardando e nem sempre utilizamos. Foram apresentados seis ou sete trabalhos, muitos diferentes e feitos a partir de uma mesma matéria prima! Depois lancei o desafio de fazerem algo com um frasco vazio de shampoo,foram apresentados trabalhos lindos!!"
Embora a Priscila não crie peças específicas para venda e use suas criações para presentear as filhas e amigas (sortudas!), vale garimpar seus espaços virtuais e, quem sabe, participar de um de seus desafios!
O trabalho da Priscila Mendes é prova de que, mesmo sem aquele curso perfeito, é possível exercitar a criatividade através da arte, se tiver ousadia para isso. Tente, menine. Invente. Experimente. Mas faça!
E se a sua arte conseguir promover alternativas lindas e utilizáveis para itens que seriam facilmente descartados, promove cidadania e responsabilidade social.
Espero que vocês tenham gostado desse achado tanto quanto eu!
Não deixem de conferir o link da Priscila Mendes!
Flickr: www.flickr.com/photos/passatempo_predileto/
Beijocas,
Dani. Chinaski